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Alongar o corpo é tão importante quanto praticar atividade física

São inúmeros benefícios para a saúde, principalmente antes de praticar qualquer esporte

Aquela espreguiçada assim que acorda, uma pausa no meio do expediente para alongar os membros ou, até mesmo, uma aula específica de alongamento na academia antes de fazer musculação. São nesses pequenos detalhes que o hábito de alongar-se pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Segundo Sabrina de Souza, professora de alongamento e diretora da Ritmo Espaço, alongar-se é muito importante e existem exercícios que podem ser feitos, até mesmo, em casa – caso não possa pagar um profissional ou uma aula própria.

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 “A atividade física, de um modo geral, aumenta a expectativa de vida, há vários estudos científicos os quais comprovam que quem faz atividades físicas tem 45% menos chance de ter doenças e, em idosos, aumenta em cinco anos a expectativa de vida”, conta a professora.

Ao deixar de se alongar, alguns problemas podem ser sentidos num curto prazo de tempo. “Se a pessoa tem predisposição para algumas doenças, como respiratória, cardíaca ou cardiovascular, estes problemas aparecem mais precocemente. Ainda jovem, as pessoas que não fazem alongamento sentirão cansaço nas atividades cotidianas, como andar, correr, subir e descer escada e, até mesmo, dores musculares”, alerta.

Não existem restrições de idade ou problemas de saúde para a prática, mas é preciso fazer da forma certa. “Todos, sem exceção, podem e devem fazer alongamento, o que se deve tomar cuidado é na escolha do profissional, existem movimentos específicos para cada faixa etária e grupo de pessoas. Alongamento feito de forma errada ou excessivamente pode lesionar a musculatura, fique atento!”, afirma Sabrina.

As crianças também podem. Afinal, é muito importante para o desenvolvimento muscular delas. Porém, nessa fase, são exercícios bem diferentes do que na fase adulta ou para idosos. “Deve-se tomar cuidado com o profissional e a aula deve ser somente para crianças.”

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Antes dos treinos

Antes de praticar atividades físicas, o alongamento é capaz de evitar lesões. “Nossos músculos naturalmente diminuem de tamanho quando ficamos parados, o alongamento devolve o tamanho natural do músculo ou relaxa”, conta. Por isso, ao colocar essa prática como hábito, é possível fazer exercícios com mais tranquilidade e facilidade.

No trabalho

Para quem trabalha sentado, a professora recomenda que, a cada 45 minutos, a pessoa pare e faça um pequeno alongamento.

“Erga seus braços e alongue-se. Existe uma série de exercícios que pode ser feita no local de trabalho, e é importantíssimo fazê-la. Quem trabalha muito tempo sentado e não se alonga pode ter inúmeros problemas até para a saúde, como circulatórios, cardíacos, estresse, depressão. Então não fique parado, alongue-se e, fora do expediente, faça isso com um profissional”, orienta a professora.

Exercícios que podem ser feitos diariamente

– Com a coluna ereta, coloque os braços para cima, segure o pulso direito com a mão esquerda e puxe para esquerda, conte até 8, repita o movimento para a direita.

– Una as mãos atrás e desça as costas até 90º e suba alongando as costas. Repita por três vezes.

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Benefícios do alongamento:

  • Reduz o risco de lesões musculares e/ou articulares;
  • Melhora a circulação, a respiração e a coordenação motora;
  • Aumenta a flexibilidade, melhorando o aspecto geral da vida e do cotidiano;
  • Torna mais fácil algumas atividades, como exercícios, correr, andar, subir e descer escadas;
  • Reduz o encurtamento muscular;
  • Previne problemas posturais;
  • Auxilia no relaxamento mental, diminuindo assim o estresse;
  • Diminui as cólicas (em mulheres).